(21)98710-6341 patcarla@gmail.com

EXPERIÊNCIA SOMÁTICA (SE)

Sou membro da Associação Brasileira do Trauma (ABT), autorizada pela Somatic Experiencing Trauma Institute (SETI) para trabalhar com o método SE. Busca-se expandir a compreensão sobre o trauma, especialmente traumas de choque, para o alívio e cura para pessoas que passaram por questões emergenciais, na prevenção e/ou tratamento do Transtorno do Estresse Pós-Traumático, nas mais variadas manifestações e intensidades sintomáticas.

Peter Levine, médico e terapeuta americano foi o idealizador do método, partindo da observação de que, embora ameaçados de modo rotineiro, os animais selvagens raramente são traumatizados. O entendimento do trauma como fenômeno gerado pela impossibilidade de retomada da autorregulação – que seria natural a um organismo, após um evento estressor – está na constituição do método (ABT).

A Experiência Somática SE é uma forma gentil, delicada e poderosa de trabalhar o que permanece perturbador em nós em decorrência de experiências difíceis, marcantes, que já passaram, mas de alguma forma persistem em nossa fisiologia e/ou em nosso psiquismo. Traumáticas porque romperam alguma barreira, trazendo desorganização, alguma fixação que impede o livre fluir da correnteza da vida. O SE estimula o contínuo desenvolvimento da senso-percepção, o reconhecimento dos próprios recursos e a capacidade de criar um campo de segurança e confiança, pré-condição para podermos trabalhar com situações de sofrimento, ameaça, invasão, dor – com a vulnerabilidade do humano em nós (Melo, 2017).

A integração do trabalho com a Experiência Somática e a Psicomotricidade vem sendo a tônica de meus trabalhos clínicos em consultório, tanto no trabalho individual quanto no de grupo, proporcionando ao cliente “surfar” nas ondas do universo sensorial que traduz os sintomas apresentados.